Hoje vou falar sobre um pouquinho de tudo. Vamos lá:
1 - OS IRLANDESES
De modo geral são muito educados, simpáticos e prestativos! Muitos deles são mais fechados, mas é mais no primeiro contato mesmo.
Os brasileiros dizem que as irlandesas são lindas, eu já não acho tanto. Elas têm olhos muito bonitos e são muito produzidas, mas... só! Sei lá, são todas meio parecidas! E olha, Blumenau tem tanta mulher bonita que acho que ganha daqui (sou muito mais a diversidade brasileira). Além do mais, de modo geral as irlandesas se maquiam tanto que me irrita! (Espero que nenhuma irlandesa que estude comigo leia isso, pq senão elas vão ficar brabas e elas são bem queridas!). Mas é mais ou menos assim:
Sobrancelhas bem definidas, MUITO bronzeamento artificial (ou só maquiagem escura mesmo, tanto faz), olhos bem definidos e... o bendito coque no cabelo! SÉRIO - coques, coques e mais coques! Coque desarrumado pra ir pra aula ou coque chique
Já os homens são mais ou menos. De modo geral os irlandeses têm um biotipo bonito - magros (mas definidos), pernas compridas e bunda grande - sim, bunda grande! hahahahahah É um comentário meio estranho, pq eu nunca fui muito de reparar em bunda de homem, mas depois que as gurias me falaram... não tem como não reparar, é sério! É até engraçado. Já de rosto alguns são bonitos, outros feios... de modo geral são todos meio parecidos, nada demais.
2 - O SOTAQUE
Então, o tal dilema do sotaque irlandês. De modo geral lembra um pouco o sotaque britânico, mas tem uma diferença que não sei explicar. E na real depende muito de pessoa pra pessoa! Tem irlandês que é suuuper tranquilo de entender - a maioria dos professores tem um sotaque tranquilo - agora tem outros que sério, não entendo nada! Um dia ainda gravo algum irlandês falando pra mostrar pra vcs (se é do interior mesmo, é bem engraçado). Pra terem uma noção tem esse vídeo aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=q5FJvMaimJQ --> Reparem que o cara do vídeo não articula bem as palavras (não abre bem a boca), e isso é uma das coisas que dificulta o entendimento (nem sempre é assim, mas é comum).
O problema é que, além de existir sotaques diferentes dependendo da região, tem outras coisas que dificultam a comunicação. Qdo estou na cantina com o pessoal da minha turma, por exemplo, às vezes eu resolvo abstrair o que eles falam, pq se for prestar atenção pra tentar entender eu volto pra casa cansada. Pq junta: sotaque + falar rápido + falar dos assuntos próprios deles + falar gírias = grego.
Mas de modo geral o sotaque não chega a ser um problema, sinceramente, pq se for algo importante é só pedir pra pessoa repetir, e eles são compreensivos com o pessoal de fora (pelo menos o pessoal da minha turma, que são os irlandeses que mais tenho contato, são bem queridos).
3 - A AIT
Ix, tantas coisas pra falar da facul! (chamo de facul, mas na real é um instituto de tecnologia)
Primeiro, os funcionários são uns amores! <3 Quase todos eles o são, mas em especial os funcionários do International Office (que como dá pra adivinhar, cuidam dos intercambistas). Eles fazem de tudo para que nos sintamos em casa e para nos integrar com os irlandeses, bem como com outros intercambistas. Inclusive pro pessoal que está fazendo curso de inglês aqui (a maioria) eles organizam altas viagens de graça! Dá até uma invejinha branca hahahaha Mas independente disso, eles são fantásticos.
A facul não é grande (são 2 campi, um do lado do outro), mas é tudo muito novo e bonito, e você não sente falta de nada. Só senti falta de livros de literatura não-científica. Não é que nem na biblio da Furb que vc acha o livro que quiser... aqui tem praticamente só livros pra estudo mesmo, pouquíssimos de lazer.
[Na frente do prédio que estudo, no East Campus]
Agora falar das aulas! Bem, quando realmente temos aulas é legal! Enfatizei o realmente pq aqui os professores faltam direto! Sério, é bem pior do que a Med Furb - migué total! Isso é irritante às vezes. Semana passada, por exemplo, esperamos 30min pela profe, até que descobrimos que ela tava viajando e só voltaria em 2 semanas. Nem avisou e nem a aula será reposta. Daí ok, ficamos boiando um pouco pra esperar a aula das 11h. Só que a aula das 11h era pra ser com a bendita da profe faltante tbm. Resumindo a ópera: outra profe usou esse horário, mas ainda assim não deu pra dizer que tivemos aula - ela só usou 1h das 2h que éramos pra ter de aula - sendo que nos primeiros 30min ela ficou dando dicas sobre a prova oral, pq a galera da turma tava pirando de nervoso. Ou seja, fiquei a manhã inteira na facul praticamente sem fazer nada (se fosse pra fazer nada preferia ficar dormindo)! Sem contar outras coisas que rola de migué, mas nem vou me aprofundar, até pq às vezes é bom ter um dia mais relax.
Aprendi coisas muito legais já, mas de modo geral acho tudo meio devagar aqui. As aulas são curtas (o máximo que cada uma dura é 2h), e muitas vezes o professor chega atrasado e a aula dura menos ainda. É absurdo o quanto de matéria temos a mais no Brasil - e isso todos os brasileiros e estrangeiros que estudam aqui estão comentando, independente do curso. Acho que tudo que tive até agora poderia ter sido dado em 1 ou 2 semanas de aula, se fosse no Brasil. Mas isso eu agradeço até, pq aula corrida em inglês ninguém merece! Não dá pra focar no professor, nos slides e anotar ao mesmo tempo hahahahah E já terei a medicina pra me estressar qdo voltar pro Brasil, não tô afim de ter o mesmo nível de estresse aqui! Sem contar que ainda assim é cansativo, pq é um curso integral e qdo volto pra casa ainda tenho todas as coisas da casa pra organizar. Sem carro pra ir no supermercado, sem máquina de lavar roupa em casa,... essas coisas. Ah, comentário: não tenho nem tanque e nem máquina de lavar roupa em casa; Tenho que ir na lavanderia (carregando as roupas, o sabão em pó e o amaciante), pagar 1,50 euros pra botar lavar, esperar, pagar mais 1,50 pra botar na secadora, esperar e depois voltar pra pegar a roupa ÚMIDA, pq nunca seca direito! ¬¬
Bom, acho que o post tá completo demais já kkk (Já deu pra reparar que ou eu escrevo tudo ou não escrevo nada, né?)
Pra finalizar, uma foto da minha turma:
See ya!
Beijos,Bru.